SE NÃO PODE VENCÊ-LOS…

Second-Screen-Marketing-What-You-Need-to-Know-in-2014

 

As chamadas “novas mídias” nem são mais tão novas. O Facebook tem 10 anos e, o Twitter, 8. Ainda assim, muita gente aposta que elas vão engolir as mídias tradicionais, principalmente a TV.

Até agora isso não aconteceu e, cada vez mais, a tendência é justamente o contrário.
As redes sociais estão fortalecendo os antigos meios de comunicação.
Uma pesquisa divulgada, essa semana, pelo centro de pesquisas Nielsen, mostra bem isso.
Boa parte dos entrevistados afirmou que presta mais atenção ao que passa na TV quando estão conectados.
E mais: a proporção aumentou de 2012 para 2013.

1

 

Nos Estados Unidos, a maioria acessa a internet pelo tablet quando está vendo o que passa na TV.
Muita gente também aproveita para fazer compras, indicador importante para empresas que anunciam durante a programação.
Outro dado interessante é a troca de informações com os amigos.
Ou seja, o telespectador pode ser visto não só como consumidor mas também com um formador de opinião.

2

 

Em resumo, quem gosta de TV não a troca pelas redes sociais. A graça é fazer justamente as duas coisas ao mesmo tempo.

Uma outra pesquisa da Nielsen mostra a fidelidade dos telespectadores em relação ao que assistem na TV.
Apesar do número de canais ser grande (e ter aumentado de 2008 para 2013) o universo escolhido por cada pessoa é bem pequeno e praticamente não mudou nesse período.

3

 

É como se cada um ancorasse a atenção nos canais que gosta. E, em vez de navegar pela TV, o canal agora serve de base para a uma surfada em várias redes sociais.

Como diria Nietzsche, que nunca viu uma TV: “Aquilo que não me mata, me fortalece”.

Rafael Coimbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s