2014 já foi. Agora, é 2015!

bye-bye-2014-welcome-2015-hd-wallpapers O Labmídia.com sempre teve os dois pés no futuro, nunca no passado. Mas, hoje, vamos dar uma olhada no retrovisor para entender melhor como foi o ano de 2014 por aqui. Afinal, completamos nosso primeiro aniversário produzindo conteúdo sobre o que de mais relevante passou pelo nosso radar. Veja, a seguir, uma pequena retrospectiva. No fim do texto, deixamos uma surpresa para quem continuar nos acompanhando em 2015:

Janeiro
– mês de estreia e de produção intensa. Nem bem o ano começou e já falamos sobre a briga das redes sociais e dos buscadores na procura de informações. O Google acusou o golpe cedo. Imagine como vai ficar essa disputa quando o Facebook abrir sua caixinha de consultas. Fora isso, discutimos, também, como o excesso de informação atrapalha nosso pensamento e compromete nossa atenção.

Fevereiro, Março e Abril
– 2014 foi o ano da selfie. Teve gente tirando “fotinha” no espelho do quarto e até na Estação Espacial Internacional. E olha que a gente nem pensava na modinha do “pau de selfie”. Na parte séria do ano, tivemos a aguardada aprovação do Marco Civil da Internet, e a comemoração dos 25 anos da criação da Web, a www.

Maio, Junho e Julho – foi um período quente para o relacionamento entre as mídias de Comunicação. Internet dando um chega pra lá nos jornais impressos e todo mundo se questionando sobre onde, realmente, buscar a notícia. Em junho, tivemos Copa e muito protesto. Foi hora dos pensadores escreverem análises sobre o papel da internet nas manifestações. A geração do sofá foi pra rua, tomou bomba na cara. Qual o legado disso tudo? Será que, no fim, o Gigante voltou a tirar um cochilo?

Agosto, Setembro e Outubro – Esses foram meses difíceis. Vimos que a tecnologia poderia ser usada para amplificar comportamentos não tão legais da nossa personalidade. Foi o caso da torcedora flagrada chamando o goleiro Aranha de “macaco” durante a partida entre Grêmio e Santos. As imagens da atitude racista se espalharam rapidamente pelas redes sociais, e a grande arena se formou. A torcedora foi xingada e recebeu ameaça de estupro. Outra história que saltou para as manchetes foi o vazamento de fotos sensuais de Jennifer Lawrence. Ao longo da última década, construímos uma identidade digital. Nossos dados, fotos, vídeos, textos e documentos estão registrados na internet. Não há mais como separar o real do virtual.

Novembro e Dezembro – O ano foi chegando ao fim, mas já apontando caminhos para o futuro. O YouTube, que já foi um grande depósito de videocassetadas, acabou se reinventando. Investiu em estrutura, possibilitou transmissões ao vivo, em HD e até 4K! Mais importante do que tudo, está consolidando sua vocação para se tornar a grande TV digital do século XXI. Seu sucesso causou ciúmes no Facebook. Zuckerberg quase proibiu que sua rede exibisse os vídeos do YT. Voltou atrás e resolveu recuar. A batalha foi perdida. Mas a guerra ainda está por ser vencida.

E pra 2015? Janeiro vem abrindo o 2o. ano do Labmidia.com com novidades. Quem curte nossos textos, agora, terá a possibilidade de assistir comentários em vídeo. Nossos vídeos chegarão, em breve, trazendo análises mais descontraídas sobre os temas que discutimos por aqui. Um bate papo simples, bem humorado e que vai trazer para sua tela o que de mais inovador existe na Tecnologia e na Comunicação. Enfim, só temos a agradecer sua presença por aqui. Que 2015 estreite nossos laços e amplie nossos horizontes!

Abraços,

Alexandre Roldão e Rafael Coimbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s