A FAVOR OU CONTRA? COMO NOS POSICIONAMOS NAS REDES SOCIAIS

Um dos grandes assuntos nas redes sociais, na semana passada, foi a morte do médico Jaime Gold, assaltado e esfaqueado no Rio de Janeiro. O debate acalorado era se o adolescente, acusado do crime, é vítima da sociedade ou um vilão sem alma.

Acompanhei as opiniões de amigos e anônimos.
E, assim como de outras vezes, venho percebendo que a dinâmica é sempre a mesma, não importa o tema.
Estamos na era do posicionamento. Todo mundo quer opinar quando surge um assunto relevante. Já existe até site específico para isso: o State.

O debate público, no mundo digital, é uma das coisas mais lindas que o surgimento da Web nos proporcionou. Antes dela, as ideias vinham exclusivamente das “autoridades” e dos “formadores de opinião”, sempre publicadas pelos grandes veículos de comunicação. Cabia ao cidadão comum apenas comentar os assuntos em casa ou no trabalho, num círculo social bem restrito.
Agora, qualquer um, em qualquer parte do mundo, pode expressar o que pensa.

Cabo-de-guerra
Essa troca de ideias é fundamental, um super exercício de democracia global.
Apesar disso, acho importante fazermos uma pausa para pensar sobre a maneira como discutimos em ambiente digital.
Não existe forma certa para isso. E nem todos os debates caminham para o radicalismo.
Portanto, insisto, é uma reflexão, não um manual de conduta.
Alguns pontos:

Ter opinião

Será que precisamos ter opinião sobre tudo? E se tivermos, é obrigatório torná-la pública? A impressão é que, quem não opina, se sente excluído do mundo digital. Então, pra se tornar visível, precisa se posicionar rapidamente (de preferência sendo o primeiro).

Sabe tudo

Durante um jogo de futebol, todo mundo vira técnico. Essa mesma postura é vista a cada debate nas redes sociais. De uma hora pra outra todo mundo vira especialista num determinado assunto. Será que lemos o suficiente para ter opinião formada, por exemplo, sobre o voto distrital misto? Ou sobre o que teria provocado a queda de um avião? Não seria interessante buscar pontos de vista diferentes antes de se achar o dono da verdade?

Chancela

Muitas vezes compartilhamos o artigo de algum “formador de opinião”, ou uma notícia, como se fosse a nossa própria opinião. É mais rápido, prático e ainda agrega valor. É como dizer: “esse medalhão me representa”. Não há esforço para desenvolver a ideia. Fora o risco de replicar opiniões falsas. Volta e meia alguém publica um artigo do “Diário de Saturno” sem ter noção do que se trata. E comenta: “olha que absurdo!”.

8 ou 80

É raríssimo encontrar um meio termo nos debates. O alguém é contra ou a favor de um tema. Será que não existem outras alternativas? Antigamente era tudo assim, polarizado. Mas, com o surgimento da internet, a liberdade de ideias e escolhas se tornou infinita. Por incrível que pareça, hoje em dia, essa variedade não quase é vista nos debates.

Patrulha ideológica

Expressar uma ideia, na rede, é assumir o risco de ser atacado sem piedade. Antes, isso era função dos trolls, principalmente de forma anônima. Agora, muita gente deixou de ter vergonha e parte pra cima quando a ideia do outro incomoda. É um posicionamento pela agressão. Esse radicalismo chega ao ponto de “amigos” se excluírem das redes sociais dizendo: “Não acredito na besteira que fulano escreveu! Block nele!”.

Talvez seja a hora de buscarmos debates mais ricos e colaborativos. A tendência é o número de vozes aumentar no embalo do crescimento da internet. Mas, se o bate-boca for vazio, pode acabar afastando as pessoas do mundo digital.

Você não precisa ter opinião formada sobre o texto acima. Mas, se tiver (e quiser), colabore com alguma ideia bacana.

(Rafael Coimbra)

Anúncios

Um comentário sobre “A FAVOR OU CONTRA? COMO NOS POSICIONAMOS NAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s